-
Arquitetos: gmp Architects
- Área: 363715 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Schran Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praça Cultural Changzhou é cercada por um parque público e, junto a Prefeitura e o Teatro Changzhou localizado ao norte, conforma o novo centro da cidade de Changzhou. O empreendimento compreende seis módulos de edifícios idênticos e independentes, angulados um em relação ao outro e dispostos em um conjunto de 2x3. Cada módulo se baseia em uma área de 70x70 metros e, como uma unidade autônoma com entrada individual e lobby, acomoda uma das funções da Praça da Cultura, como o museu de arte, biblioteca, hotel e escritórios.
Em termos visuais, os edifícios de 50 metros de altura aparecem como cubos que foram escavados em duas de suas faces. Desta forma, juntos criam um espaço público coberto que se integra ao parque, formando uma paisagem urbana espacialmente diversificada. O curso d'água que percorre diagonalmente o terreno de 17 hectares flui em um vinco esculpido, que conecta as funções comerciais umas com as outras no nível do subsolo.
Ao mesmo tempo, enfatiza o caráter da passaela entre os edifícios e conecta a praça com a estação de metrô ao sudeste. A vista do norte articula o gesto de um grande portão que, através da Avenida Longcheng, confronta a Praça Changzhou com a Prefeitura e o Grande Teatro.
Seguindo o conceito base do projeto, as fachadas foram desenhadas de acordo com o princípio da unidade com a diversidade. Uma fachada de pedra natural domina o envoltório ortogonal do edifício; as áreas de recortes curvos são destacadas por uma elegante fachada envidraçada, tornando as bordas cortadas visíveis, e enfatizando a forma escultórica e abstrata dos edifícios. Desta forma, diferentes visuais são caracterizados pelos envoltórios do edifício, os quais são cobertos por uma estrutura de fachada horizontal uniforme com grandes elementos de alumínio que seguem a curvatura. Ao mesmo tempo, os elementos horizontais de pedra natural ou de metal servem como filtros solares externos que aumentam significativamente a eficiência energética dos edifícios.
Durante o dia, as faixas de pedra sólida estabelecem um contraste forte e rítmico com as áreas envidraçadas. À noite, quando os edifícios são iluminados internamente, as áreas envidraçadas arqueadas são iluminadas de forma convidativa e, sob os arcos de quase 40 metros de altura, criam uma interação impressionante entre o interior e o exterior com ângulos de visão continuamente variáveis.
A estrutura portante consiste em núcleos de concreto armado e uma construção de aço com vigas diagonais de quase 40 metros em dois lados do núcleo central. A carga vertical é transferida para baixo através de arcos de compressão, e as forças horizontais são transferidas para os núcleos de concreto armado através das lajes. Nos andares superiores dos módulos há grandes espaços de exposição sem pilares e Sky Gardens de quase 4.000 metros quadrados.